LinkedIn para empresas – 5 dicas para Iniciantes!
Nessa altura do campeonato, acreditamos que praticamente todo mundo já ouviu falar no LinkedIn, certo? A rede social voltada para o mercado de trabalho teve um exponencial crescimento nos últimos anos, tornando-se uma ferramenta importante na recolocação profissional. Contudo, ela também é amplamente utilizada por empresas em estratégias de Marketing Digital.
Se ainda tem dúvidas de como usá-lo para benefício do seu próprio negócio, continue a leitura que te contamos esse segredo.
Recapitulando: o que é o LinkedIn?
O LinkedIn não tem o sucesso e o engajamento que Facebook e Instagram possuem, por exemplo, mas é um grande erro não dar a devida atenção para esta rede social. Afinal, estamos falando de uma plataforma com mais de 500 milhões de perfis em todo o mundo.
Por se tratar de um rede voltada para o mercado de trabalho, a maior parte dos seus usuários estão em busca de oportunidades para a carreira, além claro, da fomentação do famoso networking. Não à toa, recrutadores de variadas empresas recorrem ao LinkedIn para prospectar candidatos para processos seletivos.
Beleza, provavelmente você sabia disso, não é mesmo? Mas sabia também que empresas podem explorar a rede social em suas estratégias de Marketing Digital?
Essa premissa é o norte do nosso artigo e ao terminá-lo, você saberá os caminhos para aproveitar toda a riqueza do LinkedIn. Confira!
Afinal, vale a pena usar o LinkedIn para empresas e Marketing Digital?
Antes de apresentarmos nossas dicas sobre LinkedIn para empresas, vamos explicar melhor as suas vantagens para quem investe.
É muito comum as pessoas decidirem focar apenas em Facebook e Instagram por conta da popularidade dessas redes, mas ignorar o LinkedIn é um erro, veja o motivo:
- Alcance um grande número de usuários: no LinkedIn, você pode divulgar os seus produtos e serviços para pessoas que realmente têm interesse;
- Crescimento da visibilidade do negócio: ao publicar conteúdo frequentemente, você aumenta a exposição da sua marca tanto na plataforma, quanto nos mecanismos de buscas;
- Processos seletivos: a sua prospecção de novos colaboradores pode ser feita pelo LinkedIn. Quem sabe o próximo talento da sua empresa não está lá?
- Torne-se autoridade no segmento: assim como nas outras redes sociais, o LinkedIn ajuda na construção da autoridade da sua empresa dentro do segmento de atuação;
- Aumento de leads: uma consequência natural de uma boa estratégia de Marketing Digital é o crescimento de leads.
De qualquer forma, é sempre válido observar caso a caso. Cada empresa possui um perfil, um tipo de linguagem. Por isso, devemos checar qual rede social conversa melhor com os seus objetivos e seu público-alvo.
Lembre-se: ter uma página, em qualquer rede social, apenas para ter, é desperdício de tempo.
Essencialmente, quando o assunto é LinkedIn para empresas, o mais comum são negócios B2B, ou seja, empresas que vendem para outras empresas. Calma, não é impossível divulgar marcas B2C, mas diferentemente de Facebook e Instagram, nesse caso é preciso ter atenção redobrada com o tom para não gerar um efeito negativo.
Dito isso, separamos 5 dicas bacanas para empresas que querem entrar nesse universo. Vamos juntos?
5 dicas sobre LinkedIn para empresas
Existem inúmeras dicas para quem deseja usar o LinkedIn no marketing, desde instruções básicas às avançadas. O foco no artigo de hoje são orientações mais simples, para empresas que estão começando.
1 – Criando uma Company Page
A nossa primeira dica é bem simples: crie uma Company Page!
É por meio dela que os usuários conhecerão a sua empresa, o segmento de atuação e os produtos/serviços oferecidos. Ou seja, ela será o cartão de visitas do seu negócio.
Para criá-la, existem alguns requisitos:
- Ter um perfil pessoal no LinkedIn ativo há, pelo menos, 7 dias;
- Além disso, deve preenchê-lo até que ele atinja a força Intermediária;
- Ter um número razoável de conexões;
- Ser um funcionário atual da empresa e informar isso na área de “Experiência” do seu perfil;
- Ter um e-mail profissional confirmado na sua conta do LinkedIn.
Completando todos esses requisitos, você já pode criar a sua página e preenchê-la com as informações de sua preferência.
Depois da criação, é preciso tomar cuidado com a organização da nova página. Por exemplo, acessar uma Company Page com imagens de capa com dimensões erradas passa uma visão ruim para o usuário, isso vale também para informações desatualizadas.
Por isso, mantenha as informações sempre corretas e, quando perceber alguma mudança de layout no LinkedIn, verifique se as imagens permanecem com as dimensões corretas.
2. Capriche nas informações
A sua página está com o visual impecável? Ótimo, e as informações? Não deixe nenhum campo informativo em branco, afinal, o seu público quer receber uma mensagem completa. Não tem nada mais frustrante do que acessar uma Company Page com informações equivocadas ou em branco.
Importante ressaltar: manter a sua página com informações completas vai ajudar no sistema de busca dos mecanismos.
3. Atualize o seu conteúdo regularmente
Aqui não tem segredo. É o mesmo discurso para todas estratégias de Marketing Digital: conteúdo atualizado e constante. Não adianta construir uma bela página, mas esquecê-la. É preciso fornecer materiais regularmente para demonstrar para a plataforma que a sua página é relevante e merece destaque.
Vídeos, links, imagens… Existe um universo de possibilidades que pode ser explorado de maneira criativa, assertiva e positiva para a sua empresa.
Assim como uma das dicas para ganhar mais seguidores no Instagram, temos a questão de seguir uma linha editorial. Crie um calendário de publicações e tenha publicações prontas para o longo de cada mês.
4. Aproxime-se do seu público
O sonho em qualquer rede social é fazer com o que o público interaja com o seu conteúdo. Infelizmente, no começo isso é mais complicado. Conquistar aderência, em qualquer plataforma, exige paciência e muito trabalho.
Porém, imagine que você, enfim, conseguiu uma certa relevância e as pessoas comentam e compartilham a sua Company Page.
O que você deve fazer? Interagir com elas!
Alguém deixou um comentário? Responda! Fizeram uma pergunta? Explique! Reclamaram de alguma coisa? Esclareça!
Estreitar a relação com seu público é uma atitude simples, mas que gera um enorme impacto.
5. Estimule o engajamento de sua equipe
Você deve ter uma equipe, não é? Seja ela pequena, média ou grande, é essencial incentivar os seus colaboradores a compartilharem as publicações da empresa, assim, aumenta-se o alcance do conteúdo para uma nova rede de contatos.
Não esqueça que a sua equipe é parte essencial do sucesso da sua marca, inclusive no Marketing Digital.
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Não sei como usar o LinkedIn para empresas, o que faço?
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Nos vemos no próximo artigo.