Clubhouse (foto: gazeta do povo)
30 set - 2021

Clubhouse – O que é, como usar e muito mais!

Se você é um usuário ativo de redes sociais, com certeza já se deparou com alguém falando sobre o Clubhouse, correto? Mas afinal, o que é essa rede social?

Não, não estamos falando da linha de lanches do MCDonald’s, mas sim de uma plataforma no universo das redes sociais. Mais um aplicativo para se juntar à Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, TikTok e muito outros.

Cansou de ficar por fora dessa novidade? Então, continue a leitura que vamos te explicar tudo sobre esse assunto!

Clubhouse: – O que é?

Responder o que é o Clubhouse é bem simples: trata-se de uma rede social exclusiva para áudios. O aplicativo funciona por meio de clubes e salas em grupo onde os participantes se comunicam por mensagens de voz. Ou seja, não é possível enviar uma mensagem de texto ou fotos. Além disso, os chats ocorrem sempre ao vivo, cada sala possui o grupo dos “speakers” – usuários que podem falar durante a conferência; e os “listeners”, membros que são apenas ouvintes da conversa.

Em linhas gerais, podemos afirmar que o Clubhouse é uma mistura de conferências de áudio, podcasts e chamadas ao vivo. Por exemplo, é possível criar grupos ou eventos para debater temas específicos, que passa a ser sugerido aos usuários levando em consideração os seus assuntos de interesse destacados na criação do perfil.

Informação importante: para entrar no aplicativo, você precisa receber um convite de alguém que já faz parte da rede social. Dessa forma, o Clubhouse torna-se um app mais exclusivo.

Mais uma informação importante: por enquanto, o app está disponível apenas para iPhone (iOS) e ainda está em versão beta de testes.

Como funciona a rede social?

Se você tem um iPhone e recebeu o convite para entrar nesse universo, mas não sabe ao certo como aproveitar os benefícios do Clubhouse, confira a nossa explicação:

Como destacamos anteriormente, a plataforma permite criação de grupos e eventos, correto? Então, para não perder nenhuma discussão sobre assuntos de seu interesse, saiba que no app você consegue checar as salas de debates em andamento no momento e as que estão marcadas para acontecer em breve.

Para participar de um dos clubes, basta selecionar o chat e entrar como ouvinte. Caso queira falar durante a conversa, apenas toque no ícone de mão no menu inferior do aplicativo para pedir a palavra. Se o moderador do chat aceitar a sua solicitação, você também poderá participar da conversa discutindo com os demais participantes do grupo. Até agora, o limite de membros para a discussão é de até 5 mil participantes.

Porém, fique atento: uma vez que os chats ao vivo terminam, não será possível acessar o seu conteúdo.

Quer criar uma sala? É bem fácil também! Clique no ícone “criar sala” e indique os membros que farão parte da conferência. Além disso, também é possível criar um evento no Clubhouse, indicando a data e horário para o começo do bate-papo mais uma pequena descrição sobre o evento.

Clubhouse pode ser usado para Marketing Digital para empresas?

Ainda não podemos afirmar isso. Por se tratar de uma versão beta e ainda pouco acessível, é melhor esperar mais um pouco para ver como o app será aprimorado.

Contudo, em um simples exercício de imaginação, parece bem interessante a ideia de criar um grupo para discussão. Já pensou em reunir os seus clientes para apresentar um novo serviço, ou até mesmo prospectar novos consumidores?

Logo mais saberemos se o Clubhouse veio para ficar ou não no mundo do marketing digital.

Não tenho iPhone, e agora?

Essa é uma excelente pergunta!

Enquanto uma versão para Android não surge, você pode aproveitar alguns recursos do app em outras redes conhecidas.

O Telegram, por exemplo, adicionou recentemente um recurso nos chats em grupo que possibilita a criação de conferências de áudio. Outro detalhe: aqui, você pode adicionar até 200 mil membros.

Nos últimos meses, o Twitter também trouxe um recurso interessante que pode ser uma boa alternativa ao Clubhouse: o Audio Space. A nova função permite chamadas de voz na rede social.

Bom, pelo visto não faltam opções para nossas mensagens de voz, não é mesmo?

Quer uma mãozinha? Chama a gente que sabemos o caminho das pedras para alcançar o sucesso nas redes sociais.

Quer melhorar os resultados da sua marca? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 12 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os segredos para alavancar os seus números!

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.

Nos vemos no próximo artigo.

 

Compartilhe nas redes sociais
Sobre o Autor
Jeferson Coelho
Pellentesque tincidunt dolor sed tortor suscipit, eget hendrerit velit imperdiet. Suspendisse viverra commodo augue in euismod. Maecenas accumsan turpis id sapien ultrices, placerat bibendum dui dictum.