As 10 Redes Sociais mais usadas em 2021 – Você conhece todas?
As redes sociais são um fenômeno. Facebook, Instagram, TikTok, entre outras, bombam no mundo inteiro, conectando pessoas e nos ajudando a compartilhar inúmeras histórias. Porém, com tantas opções disponíveis, os usuários ficam confusos sobre como usar cada uma ou qual é a melhor escolha para o seu gosto pessoal. No artigo de hoje, vamos falar sobre as redes sociais mais usadas em 2021, trazendo o números de usuários ativos mensalmente.
Antes de mais nada, devemos destacar que todas as plataformas estão trabalhando arduamente para conquistar o público. Não à toa, vemos diversas novas funcionalidades nas redes sociais mais usadas no mundo.
Eles precisam se reinventar constantemente para manter a excelência.
Vamos conhecer o nosso Top 10?
10 Redes Sociais mais Usadas
O critério para a seleção foi apenas a quantidade de usuários ativos. Portanto, não vamos classificar uma rede social melhor ou pior que a outra, somente menos “popular”. Confira!
Em tempo: todas as informações foram retiradas do Portal de Estudos e Estatísticas Statista.
10º Lugar: Twitter – 353 milhões de usuários
Abrindo o nosso ranking temos o Twitter! Mundialmente conhecida como um microblog, essa rede social caiu no gosto do público por ter um formato diferenciado, uma vez que há o limites de caracteres nas publicações.
Mesmo estando na última colocação em nossa lista, o Twitter é uma rede social xodó.
9º Lugar: Reddit – 430 milhões de usuários
O Reddit é uma plataforma meio diferente das redes sociais mais usadas que estamos acostumados. Nele, você pode divulgar links para conteúdos, enquanto os outros usuários podem avaliá-lo positiva ou negativamente – o que impacta diretamente no ranking das publicações dentro do Reddit, tornando as mais bem avaliadas em destaque.
Também é conhecido como agregador de links.
8º Lugar: Pinterest – 442 milhões de usuários
Continuando nosso ranking, temos a plataforma Pinterest – uma das mais interessantes para quem gosta de imagens e fotografias. Com um visual atraente e fácil de navegar, ele passou a ser bastante utilizado por empresas em estratégias de Marketing Digital.
7º Lugar: Kuaishou – 481 milhões de usuários
Aposto que você nunca ouviu falar no Kuaishou, certo? E no aplicativo Kwai? Sim, estamos falando da mesma coisa! Essa rede social chinesa foi desenvolvida para compartilhamento de vídeos.
Curiosidade: fora da China, ela lidera a lista de mais baixados em oito países.
6º Lugar: Snapchat – 498 milhões de usuários
O Snapchat teve um boom anos atrás, deu uma sumida, mas continua forte na lista das redes sociais mais usadas. Para quem não se lembra, trata-se de um mensageiro similar ao WhatsApp, mas com mensagens autodestrutivas. Isso mesmo, as mensagens eram enviadas para o contato e logo após alguns segundos eram apagadas automaticamente.
Essa peculiaridade foi justamente o que popularizou o app.
5º Lugar: Sina Weibo – 511 milhões de usuários
Outra rede social chinesa em nosso ranking. O Weibo é um microblog chinês que segue o estilo do Twitter.
Mas por que eles desenvolveram uma plataforma semelhante a uma tão popular? Simples: o governo chinês tem uma política muito rígida em relação às redes sociais ocidentais, como Facebook, YouTube ou Instagram, e exerce um enorme controle sobre o uso de internet dos cidadãos. Dessa forma, a população aproveita plataformas alternativas para se conectarem.
4º Lugar: TikTok – 689 milhões de usuários
O TikTok é um exemplo perfeito de rede social que fez sucesso fulminante. Por ser recente, é impressionante a aderência que teve com o público, ocupando a quarta posição entre as mais usadas no mundo todo.
Acho difícil você não saber o que ele é, mas de qualquer forma, estamos falando de um app de criação de vídeos curtos com músicas de fundo. Ele é muito popular com o público mais jovem e tornou-se uma máquina de memes.
Uma curiosidade? Ele pertence a ByteDance, uma empresa chinesa.
3º Lugar: Instagram – 1.221 bilhão de usuários
Se você leu nosso artigo atentamente, provavelmente já sabe qual é o top 3 de redes sociais mais usadas no mundo, certo?
A medalha de bronze fica com o Instagram com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Lançado em 2010, o Insta virou o principal aplicativo de compartilhamento de fotos gratuito. Depois de ser comprado pelo Facebook, o boom foi ainda maior.
Sem dúvidas, junto com as duas próximas redes, o Instagram é uma ferramenta muito indicada para empresas que desejam criar um canal de comunicação direto e mais descontraído com o seu público.
2º Lugar: YouTube – 2.291 bilhões de usuários
Aqui não tem segredo: o YouTube é aclamado por diferentes públicos. Afinal, estamos falando de uma vasta biblioteca com todo o tipo de conteúdo possível e imaginável. Você encontra materiais de esporte, entretenimento, música, notícias e muito mais.
Comprado em 2006 pela Google, a plataforma é considerada o segundo maior buscador da internet.
Toda essa versatilidade, quando bem usada por empresas, oferece incríveis oportunidades de trazer conteúdo de valor para o seu público-alvo.
1º Lugar: Facebook – 2.740 bilhões de usuários
Não tem jeito, o Facebook continua absoluto quando o assunto são redes sociais mais usadas. Lançado em 2004, a plataforma de Mark Zuckerberg revolucionou o mercado, caindo no gosto do público e criando uma nova tendência de comunicação.
Atualmente, é uma das formas prediletas do público que deseja se conectar com conhecidos e ter acesso a conteúdos informativos. Além claro, de funcionar muito bem como um centralizador de contatos.
Como aproveitar as redes sociais mais usadas no Marketing Digital
Ao longo do artigo, você descobriu as redes sociais mais usadas e pode ter se perguntado algumas vezes: quais delas eu consigo aproveitar para divulgar a minha marca?
Considerando o perfil e abordagem de cada uma, é fácil perceber que existem opções mais eficientes e outras que talvez não casem tão bem assim com um canal institucional.
Absolutamente nada te impede de aproveitar redes como TikTok ou o Kwai para as suas estratégias de marketing, porém, é preciso tomar muito cuidado para esse tiro não sair pela culatra.
Afinal, a linguagem e formato dessas redes, por exemplo, é mais descontraído e divertido.
Por outro lado, o top 3 e outras citadas possuem características que, quando bem exploradas, podem potencializar a sua marca no ambiente digital.
Como fazer isso? Simples: com o suporte de quem entende do assunto. Para trabalhar com mídias sociais, é preciso combinar conhecimento de mercado, da plataforma usada e ter noção da melhor forma de abordar o seu público e engajá-lo.
—
Quer uma mãozinha? Chama a gente que sabemos o caminho das pedras para alcançar o sucesso nas redes sociais mais usadas no mundo.
Quer melhorar os resultados da sua marca? Então, conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 12 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os segredos para alavancar os seus números!
Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.
Nos vemos no próximo artigo.