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13 abr - 2022

Reels: mais uma maneira de conquistar a Geração Z

Não é novidade que a Geração Z já nasceu conectada na tecnologia, os primeiros “nativos digitais”, e o mercado está se adaptando a sua criatividade para conquistar a atenção e a fidelidade desse público. Sendo a geração que mais cria tendência, domina a tecnologia e possui um incrível talento para a comunicação, as redes sociais estão se moldando para acompanhar sua criatividade, como por exemplo, o Instagram, que na mesma plataforma existe diversas formas de criar conteúdo, como o IGTV, Reels, Boomerang e outros.
E para alcançar esse público, é claro que as marcas também precisam se desenvolver junto com as plataformas mais utilizadas por eles. No artigo de hoje, vamos contar um pouco sobre como o Reels tem sido uma ponte entre as marcas e a Geração Z, que está fazendo o mercado se movimentar de acordo com os seus Trends.
De acordo com uma pesquisa da Kantar Ibope Media, especializada em inteligência de mídia, cerca de 60% da Geração Z segue e consome as marcas nas redes sociais, sendo quase o dobro da população geral, que é de 32%. Além disso, 62% da Geração Z têm o costume de compartilhar e expressar sua opinião sobre produtos, serviços e as marcas em si.
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A Geração Z e o conteúdo digital

Você sabia que a geração que mais dispara conteúdo nas redes sociais é a Geração Z? Com a sua facilidade para a tecnologia e facilidade de comunicação, é o público que mais está conectado, consumindo, compartilhando e criando conteúdos como vídeos, fotos, stories, Reels e tweets, o que prova que é o ambiente online que as marcas devem buscar.
Muitos ainda não entenderam o quanto a Geração Z trouxe para o mercado e a tecnologia. Este público trouxe ao mundo uma nova maneira de pensar e como expressar as suas ideias, ao mesmo tempo que ensinou agilidade e rapidez na hora de consumir conteúdo e produtos.
E um detalhe que as marcas precisam aprender é, a Geração Z é hiper conectada, consomem conteúdo de maneira rápida, se apaixonam e “desapaixonam” mais rápido ainda. Ou seja, o conteúdo precisa ser relevante e de consumo rápido para conquistar esse público, que está correndo entre um post e outro.

Instagram: a rede social principal

Que o Instagram, com o seu Reels, fotos, lojinhas e edições, é uma das redes sociais mais utilizadas do mundo todo mundo já sabe, mas é que é uma plataforma essencial para o seu negócio, você sabia? Não importa o tamanho do seu negócio, se você quer engajar e evoluir a sua marca é essencial ela esteja no Instagram, produzindo conteúdo, principalmente quando o seu público alvo é a Geração Z, que nasceu conectada com o mundo.
O Instagram passou de ser apenas uma rede social a muito tempo atrás, hoje ele é uma plataforma de negócios, expressão, política e entretenimento. Tudo acontece no Instagram, inclusive notícias, que são postadas primeiro ou simultaneamente na rede social, já que o público está sempre ligado à plataforma.

O que leva a Geração Z para o Instagram?

O Instagram traz facilidade para as gerações. Facilidade de comunicação, seja política, venda ou apenas social. É o ambiente no qual a Geração Z pode falar e ser ouvida, onde a conexão com a marca é bem mais direta e que é possível ver se a marca está evoluindo e transmitindo a sua ideologia. Por isso, é muito importante que as marcas fiquem bem atentas às suas estratégias em relação ao Instagram, pois vai ser ali que o público vai ouvir e reagir, sendo um pequeno post, ou vídeo curto no Reels.
Nos dias de hoje, onde estar conectado é essencial para a informação, estar no Instagram, é basicamente uma das melhores maneiras de saber o que acontece no mundo, conhecendo lados opostos de histórias e até mesmo em explicação de especialistas sobre diversos assuntos.

O Reels e a Geração Z

O Reels é realmente necessário em uma plataforma tão completa para a Geração Z? É claro que sim. Conforme a tecnologia evolui, a forma das pessoas se conectarem e se interessarem pelos conteúdos também evolui. Como já falamos lá em cima nesse mesmo artigo, a Geração Z consome conteúdo de maneira rápida e prática, e cabe a nós, do marketing digital, criar maneiras que se encaixam no perfil desse público, ao mesmo tempo que os atraem e deixam uma marca em seu pensamento, e nada melhor do que uma nova ferramenta para isso.
Esta nova sessão permite a edição de vídeos de até 30 segundos de uma maneira prática e fácil, e basta criatividade para viralizar no feed do público. A plataforma possibilita a interação com partes de músicas antigas ou que estão no topo nos dias de hoje, com outros vídeos e até mesmo efeitos especiais e transições legais.
E nada mais criativo, para combinar com a Geração Z, do que uma ferramenta que permite às marcas e o público a criar conteúdos rápidos e que cativam a geração mais conectada até os dias de hoje, que possibilita diversos modos de atingir o seu público alvo, sendo de modo mais informativo ou descontraído.

O que o Reels pode fazer pela sua marca

A produção de um conteúdo audiovisual possibilita que você consiga expor o seu produto de diversas maneiras, sendo com memes ou de maneira explicativa, seguindo Trends ou apenas um momento rápido de conversa. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, cerca de 84% dos brasileiros usam o Instagram pelo menos uma vez no dia, o que faz do Reels uma oportunidade perfeita para expor o seu negócio de uma maneira mais criativa.
Ainda sobre a pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 52% dos entrevistados descobriram e pesquisaram novos produtos através do Instagram, e 82% dos entrevistados acompanham as marcas que mais gostam sobre novidades e conteúdos interativos, e o Reels foi desenvolvido para chamar ainda mais a atenção do público.
Ao publicar o vídeo, as marcas conseguem linkar o produto ou serviço prestado diretamente com o conteúdo, trazendo mais facilidade para o consumidor visitar o site e conferir os produtos e promoções citadas no Reels, ou até mesmo salvar para conferir mais tarde.

Abuse de todas as vantagens que o Reels traz

Para alcançar o maior número de pessoas, dentro e fora do seu público alvo, é necessário possuir conteúdos de qualidade para que os algoritmos do Instagram Reels entendam que o conteúdo produzido pela sua marca pode agregar ou entreter o público, e assim distribuir e até mesmo viralizar nos feeds dos consumidores.
Agora vamos dar algumas dicas de conteúdos que você pode produzir para a sua marca entreter e fidelizar o público.

Tire dúvidas dos clientes

Uma das opções para utilizar o Reels é tirar as dúvidas mais frequentes dos clientes. Perguntas sobre entrega e taxas de entrega, localização, faixa de preço e promoções, podem ser explicadas rapidamente e de uma forma que o público irá entender melhor;
Participação em Challenges
Os Challenges são bastante populares, não apenas nos Reels, mas também em diversas redes sociais, e são maneiras engraçadas de atrair o público e divulgar a ideologia da sua marca ou o seu produto ou serviço;

Mostre mais sobre a empresa

O que atrai mais os consumidores é saber mais sobre a empresa e das pessoas que trabalham por trás da marca. Utilize o Reels para mostrar mais sobre o processo de preparação, preparação e entrega do produto e as pessoas que colaboram para o andamento da empresa. Assim, a marca entrega maior transparência para o público e o público se sente mais próximo da marca;

Compartilhe o feedback dos clientes

Para finalizar uma compra, a maioria dos clientes pesquisam sobre o que estão comprando, a qualidade do produto e o que outros clientes que já utilizaram do serviço ou produto acham. Por isso, compartilhe depoimentos e feedbacks dos clientes para trazer maior confiança para a finalização de compra de futuros clientes.

Por que utilizar uma equipe especializada para as redes sociais da sua marca

Contratar uma equipe especializada para planejar e montar uma estratégia para as suas redes sociais é essencial para que a sua marca tenha um bom desenvolvimento e engajamento. Saber como montar um bom conteúdo, soltar a criatividade, utilizar daquilo que está mais em alta para usufruir e criar um Reels que pode viralizar e mudar os lucros do seu negócio, principalmente quando o seu público alvo são os nativos digitais da Geração Z.
Nós da Multlinks possuímos a especialização necessária para, não só dar um upgrade nos conteúdos, mas também montar estratégias para o seu site, trazendo novidades em conteúdos e design para as suas redes sociais alcançarem todo o potencial que possui. Entre em contato com a gente que iremos avaliar as suas necessidades e o seu público alvo para definir a melhor maneira de divulgar e engajar o seu produto ou serviço.
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Até a próxima!