Seguidores no Instagram
25 ago - 2021

Seguidores no Instagram – 10 Dicas para bombar o seu perfil

O Instagram é uma das redes sociais mais usadas no mundo inteiro com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Então, provavelmente você já conhece todo o potencial da plataforma para divulgar conteúdo, correto? Porém, talvez a sua empresa ainda não esteja tão engajada na rede social e precise de uma mãozinha para melhorar esses números. Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com 10 dicas essenciais para conseguir mais seguidores no Instagram.

Vale a pena usar o Instagram para Marketing Digital?

É sempre válido observar caso a caso. Mas de maneira geral, sim, vale a pena. Naturalmente, existem segmentos do mercado que são mais fáceis de trabalhar, especialmente o B2C (empresas que vendem diretamente para o consumidor final).

Contudo, o Instagram não se limita apenas à propaganda de produtos e serviços. Ele também pode ser usado de maneira institucional, apresentando para os potenciais clientes (seja B2B ou B2C) um pouco mais sobre o universo da sua marca.

Em outras palavras: com um bom planejamento e a estratégia adequada, independentemente do perfil de sua empresa, é possível sim extrair bons resultados.

Como fazer isso? Simples: com o suporte de quem entende do assunto. Para trabalhar com mídias sociais, é preciso combinar conhecimento de mercado, da plataforma usada e ter noção da melhor forma de abordar o seu público e engajá-lo.

Além disso, você sabia que 90% da informação enviada para o cérebro é visual? E qual é o ponto forte do Instagram? Justamente a facilidade em compartilhar diferentes tipos de imagens.

Então, com certeza, investir para ganhar mais seguidores no Instagram vale a pena. Dito isso, vamos para as nossas dicas?

10 dicas para aumentar o número de seguidores no Instagram

Antes de mais nada, devemos reforçar que há inúmeras maneiras de aumentar a quantidade de seguidores no Instagram. Além das que separamos abaixo, existem também algumas mais básicas, como:

  • Invista em uma identidade visual única e que representa perfeitamente a sua marca;
  • Pesquise quais as principais hashtags do Instagram e que possam ser usadas por você;
  • Interaja com outras contas relacionadas ao tema principal do seu perfil.

Feita essa consideração inicial, aprenda com nossas 10 dicas.

Boa leitura!

1. Vincule o seu Instagram às outras redes sociais que a sua empresa possui

Possui um Facebook para a sua empresa? Então, trate de conectá-lo ao seu Instagram. Isso vale também para Twitter, Tumblr, Swarm e Flickr.

Não se preocupe que fazer isso é simples: acesse a área de opções do aplicativo, escolha “contas vinculadas” em Configurações e então selecione as alternativas de sua preferência.

2. Aproveite o potencial das Hashtags para atrair mais seguidores no Instagram

Com certeza você já ouviu publicações com hashtags no Instagram, seja aquelas clássicas como #lookdodia ou #instafood, mas existe um universo de possibilidades no uso dessa cerquilha (#) combinada com outras palavrinhas.

Quando bem utilizado, este recurso possibilita que usuários encontrem o seu negócio muito mais facilmente, além claro, de ser possível organizar o seu conteúdo por categorias dentro da rede social.

A dica aqui é: use hashtags que realmente tenham uma relação com a sua marca e publicação. Não coloque apenas para tentar conquistar mais visitas, isso pode se tornar um problema à medida que os usuários se sentem “enganados” por suas publicações.

Dica extra: caso queira, é recomendado também utilizar a área de comentários da sua postagem para colocar as hashtags sem poluir a timeline alheia.

3. As imagens são essenciais

Não estamos falando apenas de imagens de alta qualidade, pois isso é claro. Você precisa entender como usar as fotos para transmitir a sua mensagem. Para empresas, é muito importante consolidar a sua identidade visual para os usuários. Assim, quando eles verem alguma cor ou estilo, na hora lembrarão da sua marca.

Não deixe de considerar o perfil do seu público na hora de escolher essa parte visual, para assim, ser o mais assertivo possível.

O seu público-alvo é mais jovem, mais velho? Ele está na faculdade ou só no mercado de trabalho? O que ele consome? Todos esses e muitos outros detalhes fazem parte da equação.

4. Seja ativo no Instagram

Essa parece ser uma dica óbvia, mas na prática, muitos cometem esse erro.

Não adianta nada seguir todas as nossas orientações, mas abrir o seu Instagram uma vez por semana. Dessa forma, você não consegue acompanhar o comportamento de seu público ou entender o que está dando certo ou não.

Saiba disso: para conquistar mais seguidores no Instagram você tem que ser um heavy user.

Além disso, separe alguns momentos do dia para curtir e comentar nas publicações de outras páginas (comentários pertinentes, sem propaganda!) e mantenha um bom ritmo de postagens.

5. Interaja com os seus seguidores no Instagram

Fez uma publicação e alguém comentou? Responda o comentário! Se possível, de uma maneira bem próxima para demonstrar que você realmente tem interesse na mensagem que deixaram em sua publicação.

Afinal, quantas vezes ficamos contentes quando uma página famosa interage com a gente? É a mesma premissa!

6. Patrocine as suas postagens

Assim como no Facebook, patrocinar publicações no Instagram pode ser bem interessante, principalmente nos primeiros meses, para alavancar os números.

Nesse caso, você consegue segmentar o público, ou seja, a sua campanha é otimizada.

Contudo, aqui cabe um aviso: não recomendamos o anúncio de qualquer postagem. Priorize aquelas que realmente trazem algo de diferente e que possa conquistar pessoas que ainda não conhecem a sua página, como promoções, eventos, etc.

Em tempo: para evitar desperdício de dinheiro, também é interessante conversar com profissionais do ramo de Marketing Digital para entender melhor como funciona esse investimento.

7. Fuja da mesmice no conteúdo

Sim, é difícil ter criatividade para inúmeras publicações, mas é necessário ter um leque de postagens variadas.

Nesse aspecto, os vídeos são uma excelente recomendação, uma vez que possuem uma taxa de engajamento três vezes maior que imagens.

Então, liberte o seu lado criativo e explore os seus serviços, produtos, making of, entrevistas, lançamentos e tudo que fizer sentido na sua estratégia.

8. Observe os seus concorrentes

Uma dica valiosa para ganhar mais seguidores no Instagram é avaliar os seus concorrentes. Esqueça essa conversa de inimigos e lembre-se que o trabalho que você deseja fazer, alguém já deve estar fazendo.

Use como inspiração para novas ideias, mas nunca copie.

Portanto, siga a concorrência e mantenha-se atento para toda e qualquer interação na rede. Comentários, curtidas, postagens e ações diferenciadas precisam ser monitoradas o tempo todo para você não ficar para trás.

9. Cuidado ao gerenciar as suas contas

Para um trabalho a longo prazo, você vai precisar otimizar algumas ações. Principalmente no que diz respeito à postagem de stories e publicações no feed. Em outras palavras, é primordial investir em uma boa ferramenta para redes sociais.

Apps como o Bume, Latergram, Instamizer, TakeOff, Machinegram e o Schedugram, por exemplo, ajudam nesse processo de monitoramento e podem, inclusive, garantir algumas funções extras como o agendamento de postagens.

10. Monte um calendário editorial para conquistar mais seguidores no Instagram

Organização é fundamental para que a sua mensagem, seja ela qual for, chegue ao usuário.

Por isso, recomendamos a criação de um planejamento com a linha editorial da sua página.

Vamos para um exemplo: imagine que a sua empresa possui 3 publicações semanais (segunda, quarta e sexta) no feed e 5 no story. Nas 3 postagens da semana, por exemplo, na segunda-feira os posts são sobre o seu serviço; na quarta, algo mais institucional e na sexta, uma publicação de curiosidades.

Isso é um calendário editorial. Com o passar do tempo, o seu público vai entender exatamente o material que verá em determinado dia.

Ufa, enfim, chegamos ao final das nossas dicas sobre como ganhar mais seguidores no Instagram. Há muitas outras recomendações que vamos deixar para a parte 2.
Não deixe de nos acompanhar.

Não tenho tempo para aumentar meus seguidores no Instagram, o que faço?

Quer uma mãozinha? Chama a gente que sabemos o caminho das pedras para alcançar o sucesso no Instagram.

Conheça nosso trabalho! Somos a Multlinks, uma agência de marketing com mais de 12 anos de experiência no mercado. Nós sabemos os segredos para alavancar os seus números!

Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários. Não esqueça de compartilhar esse conteúdo com seus amigos também.

Nos vemos no próximo artigo.

Compartilhe nas redes sociais
Sobre o Autor
Jeferson Coelho
Pellentesque tincidunt dolor sed tortor suscipit, eget hendrerit velit imperdiet. Suspendisse viverra commodo augue in euismod. Maecenas accumsan turpis id sapien ultrices, placerat bibendum dui dictum.